13 novembro 2006

A História de Dr. Bernard Nathanson 2

"A nova tecnologia, o ultra-som, começava a aparecer no ambiente médico. No dia em que Nathanson pode observar o coração do feto nos monitores electrónicos, começou a perguntar-se «O que é que estamos fazendo verdadeiramente na clínica?».

Decidiu reconhecer o seu erro. Na revista médica The New England Journal of Medicine, escreveu um artigo sobre a sua experiência com as ultra-sonografias, reconhecendo que, no feto, existia vida humana. Incluía declarações como: «O aborto deve ser visto como a interrupção de um processo que de outro modo teria produzido um cidadão no mundo. Negar esta realidade é o tipo mais grosseiro de evasão moral».

Aquele artigo provocou uma forte reacção. Nathanson e a sua família receberam, inclusive, ameaças de morte, porém a evidência de que não podia continuar praticando abortos impôs-se. Tinha chegado à conclusão que não havia nenhuma razão para abortar: o aborto é um crime.

Pouco tempo depois, uma nova experiência com as ultra-sonografias serviu de material para um documentário que encheu de admiração e horror o mundo. Era intitulado de «O Grito Silencioso» (já publicado no neste blog) e sucedeu-se em 1984, quando Nathanson pediu a um amigo seu – que praticava entre os 15 a 20 abortos por dia – que colocasse um aparelho de ultra-som sobre a mãe, gravando a intervenção.

«Assim o fez – explica Nathanson – e, quando viu a gravação comigo, ficou tão afectado que nunca mais voltou a realizar um aborto. As gravações eram assombrosas, por mais que não fossem de boa qualidade. Seleccionei a melhor e comecei a projectá-la nos meus encontros pró-vida por todo o país.»

Paulo Geraldo escreveu ainda: "Fui certa vez ouvir uma conferência dada por um médico norte-americano chamado Bernard Nathanson, que, para começar, pousou as mãos abertas sobre a mesa e disse que aquelas mãos tinham feito muitos milhares de vítimas. Era um homem profundamente arrependido, que corria o mundo procurando resgatar alguma paz interior, um homem perseguido por terríveis remorsos. A utilização de uma nova tecnologia para estudar o feto no útero, quando se tornou director de um grande hospital de obstetrícia, fê-lo compreender a enormidade do seu erro.".

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home