28 novembro 2006

Debate no Porto Com Personalidades

Encontrámos esta notícia, escrita por João Carlos Malta, no Correio da Manhã.

"«Ser mãe é tão mais lindo do que fazer um aborto. A maior felicidade que tenho são os meus filhos», disse Ruy de Carvalho no debate realizado no centro de dia da Paróquia de Paranhos, em que estiveram também presentes o ex-vereador da Câmara do Porto, Paulo Morais, e Alexandra Teté, presidente da Associação Mulheres em Acção.


Houve quem apelasse à abstenção, como Paulo Morais, para quem o povo já se «pronunciou uma vez e, portanto, começa a passar a ideia de que haverá tantos referentes quantos os necessários para aprovar o que os políticos querem». Para Morais não devia haver lei sobre a matéria e o Estado não devia promover o aborto no Sistema Nacional de Saúde.

Mãe de oito filhos, Alexandra Teté diz ser conhecedora do que são as dificuldades da maternidade, mas mesmo assim é pela vida. «Irrita-me que se diga que em Portugal não há dinheiro para nada, mas para o aborto já há», disse, acrescentando «que se levantou a ideia de que as mulheres são presas por causa do aborto, mas não conheço ninguém que tenha sido».

Já o médico e professor universitário Daniel Serrão põe a tónica do combate ao aborto na prevenção, para que as mulheres não sejam obrigadas a fazê-lo. Acrescentou que a sociedade deve encontrar formas de proteger as mulheres carenciadas. «Não é o aborto que resolve muitas das situações precárias em que a mulher se encontra porque depois do aborto pode continuar a ser violada e maltratada», disse.

Serrão disse que a pergunta aprovada pelo Tribunal Constitucional não é clara porque «pergunta uma coisa e esconde outra, pondo o acento no tema da prisão».


No final do debate foi feita uma apresentação em que um feto de semanas «escrevia» uma carta à mãe, que ia abortar, dizendo que não queria morrer e que gostava muito dela."

2 Comentários:

At 02 dezembro, 2006 23:01, Anonymous Anónimo said...

Que mania esta a do ser humano se meter na vida alheia. Pior, pensar que tem direitos sobre a vida dos outros. É triste.

 
At 23 março, 2007 01:54, Anonymous Anónimo said...

lá porque pariu 8 filhos não significa que seja mãe deles... anda tão intrometida na vida dos outros que já nem sabe os nomes deles!!!

 

Enviar um comentário

<< Home