15 janeiro 2007

Despenalizar VS Liberalizar

Encontrámos esta sondagem no site do movimento "Por Ti Não Aborto", da associação "Mulheres em Acção":

"Sabia que, à pergunta compreende a diferença, na prática, entre a despenalização e a liberalização do aborto 72 % dos inquiridos respondeu sim, 25 % não e 2 % não tem opinião?

Despenalizar o aborto significa que o aborto continua a ser CRIME, apesar de em determinadas circunstâncias, clarificadas pela lei, ser retirada a pena (castigo, injunção…).

Liberalizar o aborto significa que o aborto, não só deixa de ser um crime, como passa a ser um DIREITO (protegido pelo Estado, o qual se responsabiliza pelo seu cumprimento), sendo suficiente para tal o pedido da mulher."

2 Comentários:

At 16 janeiro, 2007 02:30, Anonymous Anónimo said...

Acho que há aqui um equívoco : Quando se liberaliza, o direito que é adquirido é poder abortar numa clínica em troca do respectivo pagamento . O direito não é poder abortar mesmo sem ter dinheiro e ser o estado a pagar . Quem paga o paga o aborto é uma questão independente da liberalização .

 
At 16 janeiro, 2007 12:12, Anonymous Anónimo said...

Penso que no texto não há referências ao facto de ser o Estado a pagar os abortos. Há, sim, uma referência à protecção do Estado para que se exerça esse direito. Por isso, acredito que não há qualquer equívoco.

 

Enviar um comentário

<< Home